Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Prefeitura de São Paulo monitora em tempo real quase mil pontes, viadutos e túneis

Sistema, iniciado em 2018 após acidente na Marginal Pinheiros, vigia em tempo real

JR na TV|Do R7

  • Google News

A prefeitura de São Paulo monitora, em tempo real, quase mil pontes, viadutos e túneis da cidade. O sistema foi criado após uma estrutura ceder na Marginal Pinheiros, há oito anos. Nas telas da central, a cor verde indica situação tranquila, enquanto trechos em amarelo acendem o alerta. As áreas são acompanhadas dia e noite por câmeras. 

Em uma cidade grande e movimentada como São Paulo, qualquer interdição pode causar transtornos no trânsito. As imagens permitem resposta rápida a problemas, reduzindo impactos para os moradores. Na Marginal Tietê, por exemplo, as câmeras já flagraram incêndios, como sob a Ponte das Bandeiras e no acesso à Rodovia Presidente Dutra. 

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Márcio Monteiro, situações como fogueiras feitas por moradores, especialmente no frio, podem sair do controle. “A gente consegue avaliar qual a extensão desse incêndio, se ele já está afetando a estrutura”, afirmou. Além das câmeras, alertas também surgem quando problemas são relatados nas redes sociais. 

A central de monitoramento foi criada em 2018, após o desabamento parcial de um viaduto na Marginal Pinheiros, que causou acidentes sem feridos. Desde então, 271 obras de reparo e manutenção foram concluídas e outras 99 estão em andamento. Segundo a prefeitura, mais de R$ 2,5 bilhões já foram investidos. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.