Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Presidente da Ucrânia confirma que foi convidado para integrar o Conselho de Paz de Gaza

Zelensky afirmou ainda que seria difícil estar em qualquer tipo de grupo junto à Rússia, que também foi convidada

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente da Ucrânia confirmou que foi convidado para integrar o conselho de paz de Gaza, mas que não consegue se imaginar ao lado da Rússia, com quem trava uma guerra há quase quatro anos. Volodimir Zelensky disse que diplomatas ucranianos avaliam a participação da Ucrânia no conselho, que será presidido pelo presidente americano Donald Trump. 

Zelensky afirma que seria difícil estar em qualquer tipo de grupo junto à Rússia, que também foi convidada. Após o governo francês dizer que recusaria o convite do governo americano, Trump anunciou que vai impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses.  

A ministra da agricultura francesa, Annie Genevard, classificou a medida como chantagem. Enquanto isso, mais nações aceitaram integrar o conselho de paz. Entre elas, Marrocos e Emirados Árabes Unidos, que mantêm relações diplomáticas com Israel.  

O presidente Lula, que também recebeu o convite, encarregou o chanceler brasileiro Mauro Vieira de responder questões relacionadas ao grupo para definir uma resposta quanto à participação no conselho. Nesta terça (20), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, confirmou que o país também foi convidado, mas que ainda não tomou uma decisão. Também nesta terça-feira (20), equipes israelenses começaram a demolir a sede da agência das Nações Unidas para refugiados palestinos, em Jerusalém.  

O governo israelense afirma que é dono do terreno onde funciona a entidade e diz que a organização colaborou com os terroristas do Hamas, nos ataques de outubro de 2023. No ano passado, Israel proibiu a atuação da agência no país. A ONU nega as acusações, apesar de ter demitido funcionários suspeitos de envolvimento nos atentados. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.