Presidente de Portugal promulga nova lei de estrangeiros que endurece regras para viver no país
Os brasileiros são hoje a maior comunidade estrangeira em Portugal
JR na TV|Do R7
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou nesta quinta-feira (16) a nova lei de estrangeiros, que endurece as regras para quem vive no país. A medida ignora o tratamento dado aos portugueses no Brasil e desconsidera a importância dos imigrantes para a economia portuguesa.
Já que imigrantes portugueses no Brasil podem adquirir a nacionalidade após um ano como residentes e têm facilidade para obter autorização de trabalho. Os brasileiros são hoje a maior comunidade estrangeira em Portugal. São quase 500 mil pessoas, segundo dados oficiais e entre os estrangeiros, existe a preocupação de que essa política mais dura para os imigrantes aumente os crimes de ódio.
Para o economista José Roberto Afonso, a medida pode prejudicar a economia portuguesa, já que o país é o quarto mais envelhecido do mundo e precisa de mão de obra. Outro ponto polêmico é a questão familiar, que aumenta o prazo para o imigrante trazer os parentes para Portugal. Para o advogado Vitalino Canas, o texto fere a constituição portuguesa. Entre os brasileiros, a nova lei tem gerado preocupação.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



