Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Presidente do INSS diz que cancelou convênio com Banco Master antes da liquidação da instituição

Gilberto Waller depõe na CPI Mista sobre descontos ilegais de mais de R$ 6 bilhões em aposentadorias e pensões

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente do INSS disse nesta quinta-feira (5) que o instituto cancelou o convênio com o Banco Master antes da liquidação determinada pelo Banco Central. Gilberto Waller foi ouvido na CPI mista que investiga os descontos ilegais de aposentadorias e pensões, que, segundo a Polícia Federal, ultrapassam R$ 12 bilhões. 

O presidente do INSS prestou depoimento a deputados e senadores e foi questionado sobre suspeitas de irregularidades em contratos do Banco Master, liquidado em novembro. Em depoimento, Waller afirmou: “Nós, verificando a quantidade de reclamação dos nossos segurados, entendemos por bem não renovar o acordo de cooperação técnica”, ressaltando que a decisão foi tomada em 18 de setembro, antes da liquidação e de qualquer alerta de órgãos de controle ou divulgação na imprensa. 

Segundo o INSS, o Banco Master tinha mais de 320 mil contratos de empréstimos consignados, sendo 251 mil sem comprovação de regularidade. A CPI mista definiu que o controlador do banco, Daniel Vorcaro, será ouvido no dia 26 de fevereiro, mas não votou os requerimentos que pediam a quebra dos sigilos bancário e fiscal da instituição. 

A comissão aprovou 57 requerimentos para quebra de sigilo fiscal de servidores do INSS, filhos de investigados e empresas suspeitas, além do pedido de prisão preventiva de seis dirigentes de entidades investigadas. Também ficaram pendentes pedidos de convocação de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, que não é considerado suspeito pela PF. Para o deputado Sóstenes Cavalcante, “isso é dinheiro de aposentado”, enquanto o deputado Paulo Pimenta afirmou que “não existe absolutamente nada” que ligue familiares do presidente às investigações. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.