Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Prévia da inflação de dezembro fica em 0,25%; alta é puxada por transporte e vestuário

No último mês do ano, as carnes vermelhas também ficaram 1,5% mais caras

JR na TV|Do R7

  • Google News

A prévia da inflação de dezembro ficou em 0,25%. A alta foi puxada principalmente por transporte, vestuário e despesas pessoais. Comer fora também ficou mais caro neste mês e no acumulado do ano, o Ipca-15 fechou 2025 - dentro do teto da meta definida pelo Banco Central.  

No mesmo mês, quem deixou para comprar passagem aérea de última hora viu os preços subirem mais de 12%. Também ficou mais cara a corrida por aplicativo: 9%. Transporte e alimentação estão no pacote analisado pelo Ipca-15, do IBGE, levantamento considerado uma prévia da inflação oficial. Esses grupos contribuíram para o aumento médio de 0,25% nos preços de dezembro. Inferior ao índice do mesmo período do ano passado.  

No último mês do ano, as carnes vermelhas também ficaram 1,5% mais caras. O vestuário subiu 0,69%. Segundo o IBGE, os dois grupos foram influenciados pelas festas de fim de ano.  

O levantamento ainda traz outra informação que, segundo especialistas, é favorável à economia do país em 2026. É o acumulado da inflação que fecha este ano abaixo do teto da meta do Banco Central, que é de 4,5%. A expectativa é que esse percentual seja um sinalizador para reduções na Selic -- a taxa básica de juros -- hoje em 15% ao ano. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.