Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Primeiro-ministro do Nepal renuncia ao cargo depois de repressão violenta a protestos no país

Os confrontos entre policiais e manifestantes deixaram 19 mortos e centenas de feridos

JR na TV|Do R7

  • Google News

O primeiro-ministro do Nepal renunciou ao cargo depois da repressão violenta a protestos no país. Os confrontos entre policiais e manifestantes deixaram 19 mortos e centenas de feridos. Manifestantes invadiram e atearam fogo em prédios do governo, delegacias e residências de políticos. Entre as vítimas está a mulher de um ex-primeiro-ministro, que ficou trancada em casa durante um ataque e não resistiu ao incêndio. 

O protesto em frente ao Parlamento foi duramente reprimido pela polícia, que utilizou gás lacrimogêneo, canhões de água e munições de borracha. Segundo a Anistia Internacional, as forças de segurança também usaram armas de fogo contra os manifestantes. 

O premiê Khadga Prasad Oli foi alvo de críticas pela repressão violenta aos protestos e pela decisão de bloquear as redes sociais que não se registraram oficialmente no país. A medida foi revertida, mas virou símbolo de censura. 

A renúncia do premiê é vista como uma tentativa de reduzir a tensão. Mas os manifestantes questionam quem vai assumir o poder. Os nepaleses também reclamam da forte desigualdade social no país e do desemprego que atinge cerca de 10% da população. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.