Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Profissionais da saúde alertam para riscos de consumo elevado de antibióticos

De acordo com a Anvisa, mais de 40 milhões de antibióticos foram vendidos apenas no primeiro semestre deste ano

JR na TV|Do R7

  • Google News

O consumo excessivo de antibióticos no Brasil preocupa os profissionais de saúde, que alertam para o risco de fortalecer as bactérias e reduzir a eficácia dos medicamentos ao longo do tempo. A automedicação é apontada como uma das principais causas desse aumento. Seu Gumercindo, de quase 100 anos, é um exemplo de uso responsável. Há oito meses, ele precisou incluir antibióticos no tratamento de infecções urinárias, sempre com orientação médica. A filha dele, Ana Clara Henriques, conta que o pai está bem e não teve novas infecções desde então.  

De acordo com a Anvisa, mais de 40 milhões de antibióticos foram vendidos apenas no primeiro semestre deste ano. Mas nem todos seguem as recomendações médicas. Um estudo da Sociedade Brasileira de Infectologia mostra que um terço dos brasileiros consome antibióticos por conta própria, o que preocupa os especialistas. 

A Organização Mundial da Saúde estima que, até 2050, a resistência a antibióticos possa causar 10 milhões de mortes por ano. Segundo os infectologistas Igor Marinho e Claudia Vidal, o uso inadequado facilita o surgimento de bactérias resistentes e reforça a importância de não reutilizar medicamentos antigos.  


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.