Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Programa do BC bloqueia 111 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas em mais de um mês

BC Protege + impede a abertura de contas falsas e já registrou 33 milhões de consultas

JR na TV|Do R7

  • Google News

O programa do Banco Central, “BC Protege +”, bloqueou 111 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas em pouco mais de um mês de operação. O serviço gratuito funciona como uma camada extra de segurança, impedindo a criação de contas falsas em nome de terceiros. 

O empresário Fábio Amaral levou um susto ao acessar o aplicativo do banco e descobrir uma transferência de cem mil reais para uma conta em nome dele, que nunca abriu. “Tinham aberto uma conta, em Florianópolis, no nome da minha empresa, com o RG do modelo novo falso, uma foto que não era minha, contrato social da minha empresa falsificado também”, contou. No caso dele, os criminosos foram até uma agência bancária, mas o golpe tem se tornado cada vez mais comum em bancos digitais. 

O objetivo dos fraudadores é desviar dinheiro, seja por meio de empréstimos, acesso a valores das vítimas ou pedidos de transferências para contas falsas. Para evitar esse tipo de crime, o usuário pode ativar a ferramenta do Banco Central, que comunica que não deseja abrir novas contas ou ser incluído como representante em contas de terceiros. Em apenas um mês, o “BC Protege +” bloqueou 111 mil tentativas de fraude. 

Segundo o advogado Luiz Augusto D’Urso, “o usuário precisa acessar o aplicativo ou o site do gov.br e acionar essa ferramenta”. Até agora, já foram feitas 33 milhões de consultas ao sistema. Caso a pessoa seja vítima de fraude, a orientação é registrar boletim de ocorrência para permitir a investigação e a punição das quadrilhas. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.