Queimadas aumentam 200% no interior de SP desde o início da estiagem
Responsável por atender 375 municípios do interior paulista, o Centro de Operações dos Bombeiros tem recebido várias ligações simultâneas
JR na TV|Do R7
Os incêndios florestais que atingem o interior de São Paulo desde o início da estiagem já devastaram uma área equivalente ao território de Portugal. Desde maio, o número de queimadas aumentou 200% na região, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Responsável por atender 375 municípios do interior paulista, o Centro de Operações dos Bombeiros tem recebido várias ligações simultâneas.
Em Bauru, o fogo foi controlado, mas a fumaça ainda persiste e pode durar até 24 horas. Essa condição preocupa, pois representa sérios riscos à saúde pública. A fumaça das queimadas contém partículas e gases tóxicos que agravam doenças respiratórias e cardiovasculares. Um estudo publicado por uma revista científica do Reino Unido reforça a gravidade do problema. A pesquisa mostra que os incêndios florestais estão ligados ao aumento de mortes prematuras por inalação de fumaça e projeta que, nos próximos anos, o número de vítimas pode chegar a 1,4 milhão por ano.
De acordo com o fisiologista Vitor Engrácia Valenti, as partículas tóxicas presentes na fumaça levam menos de um minuto para entrar na corrente sanguínea. Ele recomenda medidas simples para amenizar os efeitos, como manter portas e janelas fechadas e usar máscaras dentro de casa. Com a previsão de mais semanas de estiagem, o alerta continua. Autoridades reforçam a importância de denúncias e ações de prevenção para evitar novos focos de incêndio.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



