Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Receita Federal faz apreensões inéditas de quartzo, no Porto de Santos

Operação inédita investiga origem ilícita de minerais sem documentação

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Receita Federal fez apreensões inéditas de quartzo no Porto de Santos. Os agentes encontraram mais de 800 toneladas do mineral sem documentação de origem. Apenas nesta terça-feira (5), cinco contêineres prontos para embarcar para a China foram retidos, com 130 toneladas de quartzo de alta pureza. O exportador não apresentou comprovantes da procedência do material. 

A operação da Alfândega começou após a Polícia Federal identificar garimpos ilegais na Bahia e em Minas Gerais. No mês passado, outros 25 contêineres já haviam sido apreendidos, totalizando as mais de 800 toneladas de carga suspeita. 

Em um dos contêineres, havia 27 toneladas de pedras semipreciosas, embaladas cuidadosamente em caixas com papel picado. A empresa declarou um valor de R$ 6 por quilo, mas o preço real pode chegar a R$ 3 mil, dependendo da pureza — como no caso da ametista, um tipo de quartzo. 

Usado em indústrias de alta tecnologia, o quartzo é fundamental para os setores de energia e eletrônica. A Polícia Federal investiga os crimes de contrabando, exploração ilegal de minério e crimes contra a ordem econômica. Até o momento, ninguém foi preso. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.