Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Relator do caso do Banco Master no TCU volta atrás em decisão de inspeção no Banco Central

O ministro Jhonatan de Jesus suspendeu a própria decisão e enviou o caso para análise do plenário do Tribunal de Contas da União

JR na TV|Do R7

  • Google News

O relator do caso do Banco Master no Tribunal de Contas da União voltou atrás da decisão que determinou uma inspeção no Banco Central sobre a liquidação da instituição financeira. O ministro Jhonatan de Jesus suspendeu a própria decisão e enviou o caso para análise do plenário do Tribunal de Contas da União.  

Em despacho, o relator afirmou que o caso "ganhou dimensão pública desproporcional", e recomendou que a controvérsia seja submetida ao plenário. O ministro vinha sofrendo pressão, inclusive dentro do TCU, após determinar a inspeção no Banco Central, depois que a autarquia decidiu pela liquidação da instituição financeira, suspeita de atuação fraudulenta.  

O próprio presidente do tribunal, ministro Vital do Rêgo, chegou a divulgar uma nota afirmando que o TCU não teria competência para rever a liquidação do Banco Master. Agora, caberá ao plenário da corte decidir se o Banco Central passará à condição de investigado.  

Na segunda-feira (5), o ministro Jhonatan de Jesus havia autorizado auditores a irem ao Banco Central para examinar documentos sigilosos sobre a liquidação do Master. O objetivo era apurar se houve irregularidades no processo. O Banco Central alegou que uma inspeção desse porte não poderia ser decidida individualmente.  

A Polícia Federal investiga a denúncia de contratação de influenciadores para uma campanha coordenada para atacar o Banco Central. 46 perfis teriam sido pagos por uma agência. As informações vieram à tona depois que dois influenciadores recusaram e denunciaram o suposto acordo. 

Em mensagens, o suposto contratante afirma que se trata de uma campanha "contra o sistema" e exige a assinatura de um termo de confidencialidade. Segundo as denúncias, vários blogueiros aceitaram receber valores para divulgar informações falsas. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.