Relatório da ONU projeta que aquecimento global deve atingir níveis perigosos até o final do século
O planeta pode ficar até 2,5 graus mais quente até 2100, mesmo que todos os compromissos atuais para reduzir a emissão de gases sejam cumpridos
JR na TV|Do R7
Um relatório da ONU divulgado, nesta terça (4), projeta que o aquecimento do planeta deverá atingir níveis perigosos até o final do século. A temperatura vai ficar 2,5 graus mais quente. O derretimento das camadas de gelo, a elevação do nível do mar, chuvas intensas e secas prolongadas são sinais de que os eventos climáticos extremos se tornaram cada vez mais frequentes no mundo. Isso porque, segundo o relatório anual das Nações Unidas para o meio ambiente, o planeta pode ficar até 2,5 graus mais quente até 2100, mesmo que todos os compromissos atuais para reduzir a emissão de gases sejam cumpridos.
Há dez anos, 196 países assinaram o Acordo de Paris e se comprometeram a limitar o aumento da temperatura média global a, no máximo, um grau e meio em relação aos níveis anteriores ao século XIX. Porém, segundo o relatório, a meta está praticamente fora de alcance, e o planeta poderá atingir esse número já na próxima década.
Ministros do Meio Ambiente da União Europeia se reuniram, nesta terça (4), para definir as metas climáticas que o bloco vai apresentar na COP30, em Belém. Uma das propostas prevê reduzir em 90% as emissões de gases de efeito estufa até 2040, em relação aos níveis de 1990. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de ao menos 15 dos 27 membros da União Europeia.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



