Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Relógio do Apocalipse marca 85 segundos para meia-noite e alerta para risco global

O relógio é uma metáfora para medir o nível de ameaça à aniquilação da humanidade

JR na TV|Do R7

  • Google News

85 segundos para o fim do mundo. Este é o novo horário do relógio que indica os riscos para a aniquilação da humanidade. O ponteiro atingiu o nível mais alarmante já registrado. O relógio avançou e agora marca 85 segundos para a meia noite. Quatro segundos a menos que no ano passado. Esse é o ponto mais crítico desde a criação do indicador.  

O novo horário foi divulgado nesta terça-feira (27) em Washington, nos Estados Unidos. O Relógio do Apocalipse é uma metáfora para medir o nível de ameaça à aniquilação da humanidade. Quanto mais perto da meia-noite, maior é o risco de uma catástrofe global.  

A decisão de ajustar o relógio é tomada todos os anos por um grupo de cientistas. "A humanidade não fez progresso suficiente para reduzir os riscos existenciais que ameaçam a todos nós. Cada segundo conta e o tempo está se esgotando", afirmou a presidente do Boletim dos Cientistas Atômicos, Alexandra Bell.  

O momento considerado mais seguro foi em 1991, logo depois do fim da guerra fria. Na época, o relógio marcava 17 minutos para a meia noite. Hoje, o cenário é bem mais preocupante. Para os cientistas, o mundo nunca enfrentou uma combinação tão perigosa de ameaças. O planeta está sob a pressão do risco nuclear, do avanço imprevisível das mudanças climáticas e do uso acelerado da inteligência artificial, uma tecnologia que avança rápido, mas ainda sem qualquer controle global. O boletim também alerta para o aumento das tensões entre potências como Estados Unidos, Rússia e China e para a ameaça de novas guerras. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.