Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Representantes do Mercosul e da UE assinam acordo comercial entre os dois blocos

Presidente Lula não participou da cerimônia ocorrida no Paraguai e foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

JR na TV|Do R7

  • Google News

A assinatura aconteceu em Assunção, no Paraguai, mesma cidade onde o Mercosul foi fundado, em 1991. Além do presidente do Paraguai, Santiago Peña, participaram os presidentes do Uruguai, Yamandú Orsi, e da Argentina, Javier Milei. Lula foi o único chefe de Estado e do bloco ausente. O chanceler Mauro Vieira representou o Brasil e destacou a importância do acordo para o fortalecimento da relação entre o Mercosul e a União Europeia.


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o acordo representa uma escolha pelo comércio justo, em vez da rivalidade, das tarifas e do isolamento.


O acordo prevê a eliminação de tarifas sobre mais de 90% dos produtos comercializados entre os dois blocos. Para os europeus, fica mais fácil exportar para a América do Sul itens como automóveis, máquinas e vinhos. Já para os países da Mercosul, o acordo favorece a venda de produtos como carne, açúcar, arroz, mel e soja.


O acordo entre Mercosul e a UE cria uma das maiores zonas de livre comércio do mundo. O mercado envolve mais de 700 milhões de consumidores e representa cerca de 30% do PIB global. As negociações levaram mais de 25 anos e foram marcadas por resistência e protestos de produtores europeus. Para entrar em vigor, o texto do acordo ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos congressos dos países do Mercosul.




O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.