Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Roubo na Biblioteca Mário de Andrade: polícia prende um dos suspeitos

As peças, de Henri Matisse e Cândido Portinari, fazem parte de coleções raras e têm valor cultural inestimável

JR na TV|Do R7

  • Google News

A prefeitura de São Paulo acionou a Interpol para impedir que as 13 obras de arte roubadas da Biblioteca Mário de Andrade sejam levadas para fora do país. As peças, de Henri Matisse e Cândido Portinari, fazem parte de coleções raras e têm valor cultural inestimável. Todas estavam em exibição na mostra “Do Livro ao Museu”, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, e reuniam produções das décadas de 1940 e 1950. 

O crime aconteceu durante o horário de visitação. Segundo a investigação, os assaltantes renderam a vigilante logo na entrada, junto com um casal de idosos que visitava a biblioteca. Enquanto um deles mantinha as vítimas sob controle, o outro seguiu até a área onde estavam os quadros. A ação durou cerca de 20 minutos. Os ladrões fugiram levando as obras dentro de uma sacola de lona. 

Imagens de câmeras de segurança mostram os suspeitos retirando os quadros de uma van pela manhã, abandonando as peças na calçada ao perceberem possível movimentação policial e voltando depois para pegá-las. Nesta segunda-feira (8), a polícia prendeu Felipe Fernandes Quadra, de 31 anos, identificado pelas câmeras do sistema de monitoramento da cidade. O segundo suspeito já foi reconhecido, mas continua foragido. 

As obras furtadas estão avaliadas em R$ 1,6 milhão em seguro, mas o valor histórico e cultural é muito maior. Entre elas, estavam oito gravuras de Matisse produzidas durante a Segunda Guerra Mundial e cinco ilustrações de Portinari da coleção “Menino de Engenho”. A prefeitura agora tenta rastrear o destino das peças e evitar que sejam enviadas para fora do Brasil. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.