Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Salvador (BA) registra primeiro caso de raiva canina em 20 anos

Cachorro resgatado com raiva morreu; vacinação é intensificada na região

JR na TV|Do R7

  • Google News

Salvador registrou o primeiro caso de raiva canina em 20 anos. O cachorro foi resgatado da rua e não estava vacinado. O filhote, de três meses, foi adotado ao ser encontrado na rua. Dias depois, acabou morrendo. Como os sintomas eram parecidos com os da raiva, ele foi submetido a exames, que detectaram a doença. 

Há duas décadas, a capital baiana não registrava um caso de raiva em cães. A principal hipótese é que o cachorro tenha sido contaminado por um morcego. A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o controle vacinal na região onde o filhote foi encontrado.  

A transmissão da raiva para os humanos acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra o organismo através da pele ou de mucosas. Pode ser transmitido por mordidas ou arranhões. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de raiva humana transmitida por cães há dez anos. O último aconteceu em 2015, em Mato Grosso do Sul.  

Neste ano, a doença foi detectada em 17 animais, sendo 11 cachorros e 6 gatos. O animal morto em Salvador não estava vacinado. A prefeitura afirmou que não imuniza cães com menos de três meses de vida por uma recomendação do Ministério da Saúde. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.