Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Setor de bares e restaurantes adota medidas para evitar novos casos de contaminações por metanol

Aumento do consumo de bebida alcoólica durante o carnaval gera preocupações

JR na TV|Do R7

  • Google News

No carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta e surge uma preocupação: evitar novos casos de contaminações por metanol. O setor de bares e restaurantes tem adotado medidas para garantir que as garrafas vazias sejam descartadas corretamente e não acabem reutilizadas com bebidas adulteradas. 

Um caminhão chega à cooperativa de reciclagem com carga recolhida em bares, restaurantes e condomínios. A iniciativa é parceria com a Associação Brasileira de Bebidas. Pela esteira, passam cerca de 200 toneladas de garrafas por mês, que são separadas por cor e transformadas em matéria-prima para novas embalagens. 

A associação também orienta sobre a descaracterização das garrafas com caneta de tungstênio. “O vidro fica marcado, não sai, esse risco não sai. Não adianta lavar, não adianta você lixar. Isso dificulta a vida dos falsificadores”, afirma Cristiane Foja. 

Segundo o Ministério da Saúde, do ano passado até 3 de fevereiro, 83 casos de intoxicação por metanol foram confirmados no país, com 25 mortes. Em São Paulo, seis casos, com três óbitos, são investigados. De acordo com a delegada, “os falsificadores de bebida compraram combustível com a substância metanol e eram feitos de forma rudimentar”. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.