Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Sistema de impedimento semiautomático começa a ser instalado nos estádios esta semana

CBF profissionaliza árbitros e implementa sistema semiautomático de impedimento nos estádios

JR na TV|Do R7

  • Google News

O sistema de impedimento semiautomático começou a ser instalado nos estádios esta semana e, por isso, ainda não estará em ação na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, a CBF decidiu profissionalizar os árbitros que vão atuar no Brasileirão, em uma mudança considerada histórica para a arbitragem nacional. 

Um pênalti não marcado de Allan, do Palmeiras, em Tapia, do São Paulo, em outubro do ano passado, acendeu o alerta. Três meses depois, a CBF apresentou um programa que transforma a arbitragem em profissão, com o objetivo de reduzir erros, reclamações e polêmicas no futebol. 

A partir de 1º de março, 58 homens e 14 mulheres do quadro da Série A terão contrato com a CBF, remuneração fixa mensal e cotas por jogo. Os árbitros passarão por pelo menos quatro avaliações anuais e terão atividades extras de qualificação, com testes físicos e teóricos, além de acompanhamento de psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Também será criado um ranking, e quem não corresponder poderá ser substituído. 

Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, “é um movimento que segue as melhores práticas de outras grandes federações do mundo” e “é um marco, um divisor de águas”. A ideia é expandir o programa e incorporar novas tecnologias. O impedimento semiautomático deve entrar em vigor ainda este ano. “Há uma máxima do futebol que diz que árbitro bom é o que passa despercebido. Dentro de campo pode até ser, mas fora de campo nunca mais”, afirmou. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.