Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

SP: mais de 120 homens já foram presos por descumprir medidas protetivas desde 2023

Estado destaca-se pelo uso de tornozeleiras eletrônicas em casos de violência doméstica

JR na TV|Do R7

  • Google News

O estado de São Paulo se tornou referência no monitoramento de suspeitos de violência doméstica. Desde 2023, mais de 120 homens foram presos por descumprir medidas protetivas. 

Foram anos de agressões e ameaças para algumas vítimas. “Ele chegava do serviço, me via com uma roupa que não gostava, já falava: ‘vai tirar agora’. Aí começou a me machucar, a me dar tapa, a me dar murro”, relatou uma mulher que sofreu violência por parte do ex-marido, que já foi preso duas vezes. As perseguições se tornaram rotina, e ela espera novas medidas contra o agressor: “Ou que ele use essa tornozeleira para não chegar perto ou que ele fique preso mesmo, o tempo que precisar ficar”. 

São Paulo é pioneiro no uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres. Só na capital, 281 suspeitos são fiscalizados para manter distância das vítimas. “A policial, tendo ciência desse fato, vai fazer contato com a mulher, cientificá-la do perigo e a polícia militar já encaminhou a viatura simultaneamente”, explicou a sargento Claudeane Leôncio. 

O programa é uma parceria entre o governo estadual e o Tribunal de Justiça. Desde o início do sistema, quase 1.200 agressores em todo o estado passaram a usar tornozeleira eletrônica, resultando em 123 prisões por descumprimento das medidas. Recentemente, deputados federais aprovaram projeto de lei que permite ao juiz e ao delegado determinar o uso da tornozeleira, agora em tramitação no Senado. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.