Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

SP registra aumento de 22% nos casos de feminicídio em 2025

Dados mostram alta nos casos de feminicídio e redução significativa nos roubos na capital paulista

JR na TV|Do R7

  • Google News

Os casos de feminicídio cresceram em São Paulo no ano passado, enquanto os roubos apresentaram queda histórica, segundo dados oficiais. Na capital paulista, 60 mulheres foram assassinadas, alta de 22% em relação ao ano anterior, o maior número já registrado. Em todo o estado, o aumento foi de 8%, passando de 246 casos em 2024 para 266 em 2025. 

Por outro lado, os roubos em geral, que incluem celulares e cargas, caíram de forma significativa. Na capital, a redução foi de 14,6%, de 115.172 para 98.358 registros. No estado, a queda chegou a 16,7%, passando de 193.658 para 161.313 casos, o menor patamar da série histórica iniciada em 2001. Em média, foram 18 ocorrências por hora em São Paulo. 

Apesar da redução, as vítimas ainda relatam forte impacto emocional. Carlos Eduardo Luca, assaltado enquanto dirigia, contou: “Foi algo que realmente teve um impacto emocional muito grande, a gente jamais vai imaginar que uma pessoa vai vir estourar o ouvido do teu carro por um murro e levar o teu telefone.” Para o delegado Clemente Calvo, a integração entre polícias e o uso de tecnologia têm sido decisivos: “Esse desmonte da organização é que vai trazer eficácia para ação e traz um impacto estrutural”. 

Diante do avanço da violência contra a mulher, o governo estadual lançou, no fim do ano passado, o aplicativo “SP Mulher Segura”, que permite às vítimas de violência doméstica acionar a polícia de forma discreta com apenas um clique.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.