Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Tarcísio de Freitas se reúne com ministros do STF para tratar dívida do estado de SP com a União

Ao sair do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, disse apenas que a reunião foi positiva, sem revelar o teor da conversa

JR na TV|Do R7

  • Google News

O governador de São Paulo se reuniu nesta quarta-feira (11) com ministros do Supremo Tribunal Federal para tratar da dívida do estado com a União. Tarcísio de Freitas passou toda a tarde no Supremo. Ao sair do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, disse apenas que a reunião foi positiva, sem revelar o teor da conversa. Logo depois, o governador se reuniu individualmente com os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin e, por último, com Gilmar Mendes.  

Os encontros acontecem em momento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenta a prisão domiciliar, mas o tema não foi tratado nas reuniões, segundo fontes ligadas ao governador. A agenda no Supremo teria ficado restrita à renegociação da dívida de R$ 280 bilhões do estado com a União. Nos encontros, Tarcísio defendeu a manutenção da liminar do ministro André Mendonça, que autorizou a adesão de São Paulo ao programa de renegociação de dívidas.  

O estado tem a maior dívida do país e quer participar do Propag, programa que permite o pagamento em 30 anos com taxas reduzidas, entre 2% e 4% ao ano. Atualmente, os valores são reajustados em 4%, mais a inflação, ou pela taxa básica de juros, hoje em 15% ao ano.  

Na decisão, o ministro André Mendonça confirmou a adesão de São Paulo ao programa, mesmo sem o aval da Secretaria do Tesouro Nacional. E proibiu que o estado fosse incluído no cadastro de inadimplentes. O caso vai ser analisado pelo plenário virtual do STF, a partir de sexta-feira (13). 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.