Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Terceira semana de protestos no Irã deixa 648 mortos; número de presos ultrapassa os 10 mil

Com os necrotérios lotados, corpos foram colocados no estacionamento de um instituto forense na capital Teerã

JR na TV|Do R7

  • Google News

No Irã, 648 pessoas morreram na terceira semana de protestos contra o regime. O número de presos ultrapassa os 10 mil. Nesta segunda (12), o chanceler iraniano afirmou que o país está pronto para a guerra, mas também aberto ao diálogo. Com os necrotérios lotados, corpos foram colocados no estacionamento de um instituto forense na capital Teerã.  

Já são mais de 600 mortos, segundo ONGs de direitos humanos, mas o número pode ser muito maior, já que o acesso à internet no Irã está bloqueado há cinco dias pelo regime. A televisão estatal transmitiu atos realizados nesta segunda-feira (12) em defesa da república islâmica, em uma tentativa de mostrar a força do atual governo.  

Porém, de acordo com a pesquisadora israelense Tamar Gindin, que estuda há mais de 30 anos a realidade iraniana, os protestos atuais estão mais resistentes e o regime entrou em modo de sobrevivência, especialmente depois da derrota na guerra de 12 dias, contra Israel, no ano passado. Autoridades iranianas voltaram a ameaçar Estados Unidos e Israel de uma forte retaliação a um eventual ataque americano no país.  

O ministro das relações exteriores disse que o Irã está pronto para a guerra, mas também aberto para o diálogo. O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, disse que o presidente Donald Trump prometeu intervir caso civis morressem, mas, para o chefe da diplomacia, foram as declarações americanas que instalaram o caos no país.  

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que as mensagens privadas do regime iraniano são diferentes dos discursos públicos. Trump deve se reunir nesta terça (13) com auxiliares para discutir possíveis ações no Irã. O presidente americano confirmou que o regime iraniano procurou Washington para retomar as negociações do programa nuclear do país. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.