Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Teste criado com a inteligência artificial leva idosos a caírem em golpes na internet

O grupo usou as seis ferramentas de inteligência artificial mais populares e pediu que fossem escritos e-mails atrativos

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um teste criado para identificar como a inteligência artificial reage a pedidos contra a lei levou idosos a caírem em golpes na internet. Jornalistas da agência de notícias Reuters se juntaram a um professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para criar um texto que pudesse enganar idosos na internet. O grupo usou as seis ferramentas de inteligência artificial mais populares e pediu que fossem escritos e-mails atrativos. Uma delas, ligada a rede social X, do bilionário Elon Musk, criou um texto convidando os leitores a conhecer uma instituição de caridade. Outras ferramentas se recusaram a responder, mas foram convencidas com um argumento simples: os textos seriam apenas para roteiros de ficção e não para cometer crime.  

11% dos 108 idosos voluntários que receberam o e-mail com a fraude, clicaram no link. Esse tipo de fraude é conhecido como phishing. O golpista finge ser uma empresa confiável e dispara e-mails com links maliciosos. Acreditando que se trata de algo sério, a vítima clica e informa os dados solicitados. Com essas informações, os criminosos podem acessar contas bancárias ou fazer compras em nome da pessoa. Segundo o FBI, o phishing é o crime online mais comum nos Estados Unidos. No ano passado, idosos perderam o equivalente a R$ 26 bilhões nesse tipo de fraude. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.