Transporte de cargas no Brasil pode entrar em crise devido à falta de caminhoneiros
Quem vê as estradas lotadas de caminhões não imagina que a profissão está em risco
JR na TV|Do R7
Mais de 60% de todas as riquezas produzidas no Brasil são transportadas pelas rodovias. O problema é que o país vive uma crise no transporte de cargas. No capítulo de hoje da série Gargalos do Brasil, você vai ver que muitos caminhoneiros têm se aposentado ou desistido da carreira, e os jovens não se interessam mais pela vida na estrada.
Quem vê as estradas lotadas de caminhões não imagina, mas a profissão está em risco. Não por falta de veículos, modernização do setor ou cargas, mas, sim, devido a uma escassez na mão de obra. Em 10 anos, o Brasil perdeu quase 1,2 milhão de motoristas habilitados para dirigir caminhões. Eram mais de 5,5 milhões em 2015; agora, o número não chega a 4,4 milhões.
A categoria envelheceu e não está sendo renovada na mesma velocidade. A faixa etária média é de 46 anos. Já há mais caminhoneiros acima dessa idade do que abaixo, e os que estão perto da aposentadoria são o dobro dos que estão em início de carreira.
A pesquisa da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos mostra que quase metade dos profissionais pretende deixar a profissão em algum momento. A debandada preocupa, principalmente em um país em que 65% das mercadorias são transportadas por caminhões. O sindicato paulista das empresas de transporte reconhece que é preciso valorizar a categoria.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



