Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Três em cada dez cursos de Medicina no país são reprovados no Enamed

107 cursos de Medicina têm desempenho insatisfatório no exame nacional

JR na TV|Do R7

  • Google News

Três em cada dez cursos de Medicina no país foram reprovados no Exame Nacional de Formação Médica (ENAMED). O Ministério da Educação deve aplicar sanções às instituições com baixo desempenho. 

Das 351 graduações avaliadas, 107 tiveram desempenho insatisfatório, com notas de 1 a 5, sendo que 60% dos alunos dessas instituições tiraram entre 1 e 2. A prova tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no país. 

Por causa dos resultados, 99 cursos vão sofrer sanções, que podem incluir processos administrativos, medidas cautelares, proibição de aumento de vagas e até suspensão do vestibular. “Não é caça às bruxas, não é punição de ninguém, é garantir que instituições que cobram mensalidades caras possam ofertar cursos de qualidade na formação de médicos desse país”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

Mais de 89 mil alunos e profissionais participaram do exame, com melhores resultados em instituições federais, cuja média foi de 83%. “Há estudantes que estão prontos para o exercício médico e outros que precisam estudar mais. Boa parte dos cursos e alunos mal avaliados são de cursos jovens”, disse Sandro Schreiber, diretor da Associação Brasileira de Ensino Médico. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.