Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Três Poderes anunciam Pacto Nacional contra o Feminicídio; proposta tem apoio da Abratel

Uma campanha nacional vai ser veiculada em todo o país para unir a população brasileira para combater a violência contra as mulheres

JR na TV|Do R7

  • Google News

Os três poderes anunciaram nesta quarta-feira (4) um pacto nacional contra o feminicídio. A proposta tem o apoio da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, a Abratel. Uma campanha nacional vai ser veiculada em todo o país para unir a população brasileira para combater a violência contra as mulheres. Todos os dias, o país registra, em média quatro mortes por feminicídio. Além de dez tentativas, e o número de casos aumentou nos últimos dois anos.  

No total, foram 1.518 vítimas em 2025. 4,12% a mais do que no ano anterior. O número de tentativas, 3.749, também cresceu: foi 14,67% maior do que em 2024. Nesta quarta-feira (4), a pena para o crime é a mais alta do código penal: 40 anos de prisão. Para combater o aumento de crimes contra a mulher, foi anunciado nesta quarta-feira (4) um pacto que une executivo, legislativo e judiciário. É um compromisso oficial de educação, prevenção, proteção, responsabilização dos agressores e garantia dos direitos das mulheres vítimas de violência. O lema é "Todos por todas".  

O pacto cria um comitê com integrantes dos três poderes para aprimorar leis, políticas públicas e educar os homens sobre a violência de gênero. O lançamento, no Palácio do Planalto, também teve a participação dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. O lançamento, no Palácio do Planalto, também teve a participação dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.  

Davi Alcolumbre destacou a união das instituições no combate ao feminicídio: "Este ato proposto pela primeira-dama, e abraçada por todas as instituições, é a demonstração clara de que as instituições republicanas do Brasil fortes, sendo protegidas e defendidas por nós, precisam estar unidas". O principal gancho da iniciativa é uma campanha da Associação Brasileira de Rádio e Televisão, a Abratel. A televisão e o rádio serão os principais meios para a difusão de uma mensagem de respeito às mulheres e até de união dos homens para o enfrentamento da violência contra as mulheres. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.