Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Tribunal americano julga Instagram, Facebook e YouTube por redes sociais que viciam jovens

Mais de 350 famílias devem ser ouvidas em um processo que envolve 1.600 pessoas

JR na TV|Do R7

  • Google News

As plataformas Instagram, Facebook e Youtube foram a júri popular, pela primeira vez, nos Estados Unidos. As empresas são acusadas de manter redes sociais que viciam os jovens. As audiências são realizadas em um tribunal em Los Angeles, na Califórnia.  

Mais de 350 famílias devem ser ouvidas em um processo que envolve 1.600 pessoas. As vítimas são crianças e adolescentes que, de acordo com os pais, sofrem de depressão, distúrbios alimentares e até se automutilam por conta do vício em redes sociais.  

O processo foi aberto por uma americana de 19 anos identificada apenas como "K.G.M.". Ela busca responsabilizar as empresas por criarem aplicativos feitos para os jovens passarem horas em frente às telas. A ação vai servir de base para a justiça americana, que recebeu mais de duas mil reclamações parecidas.  

A expectativa é que os executivos das companhias sejam interrogados. Entre eles, Mark Zuckerberg, dono da Meta. A empresa americana é responsável pelas redes sociais Instagram e Facebook. Além de indenizações, as famílias exigem a criação de um padrão de segurança. Entre as reivindicações estão mudanças nos algoritmos das plataformas e o fim de recursos como a rolagem infinita de tela e a reprodução automática.  

Segundo especialistas, são essas ferramentas que criam um ambiente viciante. As plataformas TikTok e Snapchat também estavam no banco dos réus, mas chegaram a um acordo com os advogados da ação. A Meta rejeita o argumento de que é responsável pelos problemas de saúde mental da jovem, enquanto o Youtube afirma que não é uma rede social e, por isso, não pode ser tratada da mesma forma no tribunal. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.