Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

TSE começa julgamento do processo que pede cassação do mandato do governador Cláudio Castro

O Ministério Público Eleitoral acusa o governador de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Tribunal Superior Eleitoral começa nesta terça-feira (4) o julgamento que pode cassar o mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do PL. O Ministério Público Eleitoral acusa o governador de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022. Ele teria montado um esquema de contratações irregulares de cabos eleitorais.  

Cláudio Castro foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, por quatro votos a três, e o MP recorreu ao TSE. A relatora é a ministra Isabel Galotti, que deixa o tribunal no fim do mês. Caso seja condenado, Cláudio Castro perde o mandato e fica inelegível por oito anos.  

Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj assumiria neste caso, mas o problema é que Rodrigo Bacellar também é réu nessa ação e pode ser caçado e ficaria inelegível por oito anos. Neste caso, o comando do estado passaria para o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Rodrigues Cardozo. Ele assumiria de forma temporária até a realização de novas eleições.  

Pela legislação estadual, se a vacância acontecer nos dois últimos anos de mandato, o novo governador e vice são escolhidos por votação indireta na Alerj, para cumprir um "mandato-tampão" até as eleições de 2026. A expectativa é que haja algum pedido de vista e a decisão seja adiada para que uma possível condenação não seja relacionada à megaoperação contra o Comando Vermelho. O governador cumpriu agenda em Brasília nesta terça-feira (4) e nega as acusações. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.