Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

UE classifica a Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista

Decisão histórica foi tomada por ministros das Relações Exteriores em reunião na Bélgica

JR na TV|Do R7

  • Google News

A União Europeia classificou a Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista. A decisão histórica foi tomada pelos ministros das Relações Exteriores que se reuniram nesta quinta-feira (29), na Bélgica.  

Em Bruxelas, a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas afirmou que a decisão "coloca a guarda revolucionária do Irã ao lado de grupos terroristas como Estado Islâmico, Hamas, Hezbollah e Al-Qaeda". Organizações de direitos humanos estimam que mais de seis mil pessoas foram mortas nas manifestações contra o regime iraniano desde dezembro.  

O número pode ser muito maior porque há 17 mil mortes sob investigação. A repressão violenta é liderada pela guarda revolucionária responsável por defender o regime e manter a segurança do programa bélico e nuclear do país.  

A União Europeia também aprovou sanções econômicas contra 15 pessoas e seis entidades iranianas. Entre os alvos estão comandantes da guarda e o ministro do interior. As medidas incluem o congelamento de bens e a proibição de viagens para o território europeu.  

O Irã afirmou que pode responder a qualquer ameaça e anunciou a incorporação de mil novos drones às unidades de combate e ainda a realização de exercícios militares no estreito de Ormuz, importante rota de navios petroleiros. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.