Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Último dia de COP30: negociadores ainda tentam chegar a acordo em torno do texto final

Países não chegam a consenso e ameaçam sucesso da conferência climática

JR na TV|Do R7

  • Google News

O tempo das negociações na COP30 acabou e, a partir de agora, o processo entrou em prorrogação. Novos rascunhos do texto final foram publicados, mas ainda não houve consenso sobre a citação aos combustíveis fósseis na declaração final. Um dos textos apenas “reconhece que a transição global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa é irreversível e é a tendência do futuro”, sem estabelecer metas concretas para o fim do uso de petróleo e carvão. 

Especialistas alertam que não basta discutir metas futuras sem um plano claro para zerar os combustíveis fósseis. O climatologista Carlos Nobre destacou: “Nós entregamos declarações a todos os negociadores dizendo: nós precisamos zerar os combustíveis fósseis até 2040, não mais do que 2045”. A frustração é grande entre 86 países, incluindo o Brasil, que apoiam um “mapa do caminho” para a eliminação dos combustíveis fósseis, enquanto China, Índia, Rússia, África do Sul, Indonésia, Arábia Saudita e Emirados Árabes ainda não se manifestaram sobre o tema. 

No fim da tarde, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou nas redes sociais uma carta em nome de 40 países alertando que “a COP vai fracassar se não incluir os combustíveis fósseis na declaração final”. O comissário europeu para o clima também criticou a falta de consenso, afirmando que o que está em discussão atualmente é um “não acordo”. Além disso, os rascunhos ainda não registram unanimidade sobre o financiamento climático de países ricos para nações em desenvolvimento.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.