União Europeia acusa a Rússia de desativar GPS de avião que transportava a presidente do bloco
Aeronave enfrentou problemas de GPS ao se aproximar da Bulgária, segundo autoridades
JR na TV|Do R7
A União Europeia acusou a Rússia de desativar o GPS do avião que transportava a presidente do bloco, Ursula Von Der Leyen. A aeronave se preparava para aterrissar na Bulgária quando a tripulação notou o problema. A interrupção no sistema de navegação obrigou o piloto a sobrevoar por uma hora o aeroporto da cidade de Plovdiv e a recorrer a mapas de papel para realizar o pouso, o que aconteceu em segurança.
Autoridades búlgaras suspeitam que o problema foi causado por uma interferência russa. Desde o início da guerra, em 2022, a Bulgária convive com interferências no GPS e em sistemas de comunicação. Na maioria das vezes, as falhas foram atribuídas a ataques híbridos e sabotagens patrocinadas pela vizinha Rússia. Okremlim nega envolvimento nesse caso.
Apesar do incidente, foi mantido o roteiro de viagens da presidente da comissão por países europeus que fazem fronteira com a Rússia. Na Lituânia, Ursula destacou o congelamento de ativos russos para apoiar a Ucrânia. O equivalente a R$ 24 milhões em sanções já foi destinado a Kiev.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



