Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Venezuela analisa mais de 1500 pedidos de liberdade para presos políticos após anistia

Centenas de pedidos já estão em processamento e centenas de detentos estão sendo libertados sob seus termos

JR na TV|Do R7

  • Google News

O governo da Venezuela analisa mais de 1500 pedidos de liberdade para presos políticos, informou o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, irmão da presidente interina Delcy Rodríguez, em pronunciamento na televisão estatal. Desde a aprovação de uma nova lei de anistia esta semana, centenas de pedidos já estão em processamento e centenas de detentos estão sendo libertados sob seus termos. 

Nesta sexta-feira (20), 379 presos políticos foram libertados após a Justiça ordenar a concessão de anistia a beneficiários da lei, que foi sancionada pela liderança interina do país. Organizações de direitos humanos, no entanto, apontam que a legislação tem limitações e que muitos detidos ainda aguardam decisões judiciais. 

A lei de anistia aprovada pela Assembleia Nacional busca perdoar pessoas envolvidas em protestos e conflitos políticos ao longo das últimas décadas, embora exclua determinados crimes graves, como violência ou ações armadas. O texto é visto pelo governo como um passo para a reconciliação e construção de “uma Venezuela mais democrática, mais justa e mais livre”, nas palavras da presidente interina.  

Autoridades afirmam que o processo de análise dos pedidos será célere, com protocolos estabelecidos para acelerar as decisões e atender às expectativas das famílias que aguardam fora dos centros de detenção. A concessão de anistia é parte da agenda política em meio a negociações e pressões internacionais sobre o país. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.