Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Após voto de Moraes para condenar Bolsonaro, oposição fala em fraude processual

Alexandre de Moraes votou pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus pela trama golpista

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Após o voto de Alexandre de Moraes, que condenou Jair Bolsonaro e aliados, a oposição se reuniu no Senado.
  • O encontro teve como foco a discussão sobre uma suposta fraude processual.
  • Flávio Bolsonaro fez ironias sobre o "Punhal Verde-Amarelo", alegando que é uma ficção.
  • Ele também afirmou que a oposição possui provas de manipulação em processo envolvendo Moraes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Flávio Bolsonaro criticou voto de Moraes na ação penal do golpe Andressa Anholete/Agência Senado - 03/09/2025

Após o voto do ministro Alexandre de Moraes pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados por participação na trama golpista, nesta terça-feira (9), a oposição se reuniu no Senado para discutir o que classificou como fraude processual.

Durante o encontro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, ironizou o chamado plano “Punhal Verde-Amarelo”, que teria como alvo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.


“Na cabeça dele, Jair Bolsonaro queria matá-lo, é o que acusa Moraes com o Punhal Verde-Amarelo. A ficção desse plano é na mesma proporção desse voto de Moraes”, disse Flávio Bolsonaro.

Veja mais

Na ocasião, o senador afirmou que a oposição conseguiu provas sobre uma possível manipulação de um processo judicial envolvendo Alexandre de Moraes.


As acusações contra o ministro ganharam destaque após o depoimento no Senado de seu ex-assessor, Eduardo Tagliaferro. Ele afirma que Moraes teria adulterado documentos para justificar operações da Polícia Federal.

Na sessão da Comissão de Segurança Pública da última terça-feira (2), Tagliaferro apresentou documentos que, segundo sua versão, comprovariam irregularidades.


Ele citou especificamente uma petição com data supostamente manipulada. O perito relatou que foi orientado a elaborar um documento após a realização de uma ação policial, mas a data teria sido retroativamente alterada para dar a impressão de que o material técnico havia sido produzido antes, servindo assim de respaldo jurídico para a operação.

Metadados apresentados por Tagliaferro mostram que o documento teria sido criado no dia 28 de agosto de 2022, às 10h33. O texto foi incluído no processo de investigação com outra data: 22 de agosto.


Em nota divulgada por sua assessoria, o ministro Alexandre de Moraes disse que todos os procedimentos de investigação foram realizados de forma regular. Além disso, o ministro afirma que a assessoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi acionada para recolher dados e que estes foram repassados às autoridades competentes.

Voto de Moraes

O julgamento, conduzido pela Primeira Turma do STF, entrou nesta terça-feira na fase de votos, etapa em que os magistrados analisam o mérito das acusações e definem eventuais penas.

O primeiro a votar foi Alexandre de Moraes, relator do caso. Na fala, de mais de cinco horas, Moraes votou pela condenação dos oito réus.

Perguntas e Respostas

Qual foi o motivo da reunião da oposição no Senado?

A oposição se reuniu no Senado após o voto do ministro Alexandre de Moraes, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados por participação em uma suposta trama golpista. Eles classificaram a situação como uma fraude processual.

O que disse o senador Flávio Bolsonaro durante a reunião?

O senador Flávio Bolsonaro ironizou o chamado plano “Punhal Verde-Amarelo”, que teria como alvo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes. Ele afirmou que a acusação de Moraes sobre Jair Bolsonaro querer matá-lo é uma ficção, comparando-a ao voto de Moraes.

Que tipo de provas a oposição afirmou ter durante a reunião?

Flávio Bolsonaro afirmou que a oposição conseguiu provas sobre uma possível manipulação de um processo judicial envolvendo Alexandre de Moraes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.