Explosão em obra fere operários em bairro nobre de BH
Ocorrência aconteceu no cruzamento da avenida Álvares Cabral com rua Espírito Santo, no Lourdes, na região Centro-Sul
Minas Gerais|Arnon Gonçalves, Andrea Silva e Pablo Nascimento, do R7
Quatro operários ficaram feridos em uma explosão durante uma obra subterrânea no bairro Lourdes, área nobre da região Centro-Sul de Belo Horizonte, no início da tarde desta quarta-feira (8). A ocorrência aconteceu no cruzamento da avenida Álvares Cabral com rua Espírito Santo.
“Eles usavam um martelete, que atingiu a rede elétrica subterrânea e acabou ocasionando a explosão”, informou o tenente Durães, do Corpo de Bombeiros.
O grupo fazia uma interligação entre duas bocas de lobo para melhorar a vazão de água nas chuvas. O serviço era realizado por funcionários da Mauma Engenharia, terceirizada da Prefeitura de BH. “A obra é uma intervenção de rotina de pequeno porte, que começou hoje e tinha previsão de ser concluída amanhã”, esclareceu a prefeitura ao lamentar o ocorrido.
No local, há uma sinalização para risco de escavação devido à rede de alta-tensão e de um gasoduto. A Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) informou que “não houve vazamento de gás ou possíveis danos à estruturado Sistema de Distribuição de Gás Natural”. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) acompanha a ocorrência e informou que, “apesar do incidente, não há clientes interrompidos”.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu três vítimas. Uma delas, em estado mais grave, foi intubada. Os outros dois tiveram queimaduras. Todas elas foram levadas para o Hospital João XXIII, referência em queimaduras. A quarta vítima, segundo os Bombeiros, foi socorrida por pedestres antes da chegada do resgate.
O hospital informou que dois dos pacientes, de 52 anos, estão estáveis e sem gravidade, assim como o jovem de 25 anos. Já o paciente de 45 anos está em estado grave e estável.
“A empresa lamenta profundamente o ocorrido e expressa sua solidariedade às vítimas. Informamos que todos os esforços estão concentrados no suporte aos acidentados. Estamos em contato direto com a unidade hospitalar para acompanhar as recomendações médicas, na medida em que disponibilizadas, para auxiliar os trâmites e as assistências necessárias”, informou a Mauma Engenharia.
Vídeos mostram a obra, que estava cercada. Pelas gravações também é possível ver parte das roupas das vítimas pegando fogo. Um outro vídeo mostra uma segunda explosão após o momento em que os operários ficaram feridos. Assista abaixo:
(Reportagem em atualização)