Acordo da Vale pode financiar vacina da UFMG contra a covid-19
Presidente da Assembleia disse que iria incluir desenvolvimento da vacina em acordo bilionário entre MG e a mineradora
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A Assembleia de Minas vai incluir, no acordo firmado entre o Governo de Minas e a Vale, a obrigação de investimento na produção de uma vacina nacional contra a covid-19, produzida pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia, o deputado Agostinho Patrus (PV) nesta quarta-feira (14). A reitora da universidade, Sandra Regina Goulart de Almeida esteve em sessão do Legislativo hoje para apresentar as ações da UFMG no combate à pandemia.
Em uma rede social, Agostinho Patrus afirmou que a Assembleia quer que o repasse seja feito ainda esse ano.
Vacina da UFMG
Nesta semana, a Fiocruz afirmou que a vacina desenvolvida pelo Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e a UFMG tiveram resultados "bastante animadores" na prova de conceito, que é uma etapa realizada em laboratório e tem como objetivo ver se a vacina tem potencial para produzir resposta imune contra a covid-19.
De acordo com o órgão, a vacina não apenas protegeu os camundongos usados na prova de conceito, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença. Cientistas trabalham no desenvolvimento do imunizante desde março de 2020.