Adolescente morre baleado por PMs durante abordagem em BH
Corporação diz que jovem apontou arma para os militares; moradores afirmam que menor estava com celular na cintura
Minas Gerais|Vinícius Rangel, da Record TV Minas
Um adolescente de 15 anos foi morto a tiros, durante uma abordagem policial, na noite de sexta-feira (19), no bairro Nova Cintra, na região oeste de Belo Horizonte.
A Polícia Militar alega que o menor apontou uma arma para os agentes e se negou a se entregar durante a ação.
Já segundo relato de testemunhas, Pedro Henrique estava sentado no parapeito de um córrego que passa pelo local, quando militares passaram patrulhando a região. Ao ver a viatura, o jovem teria se levantado e pegado um celular na cintura. Neste momento, ele teria sido atingido pelos disparos.
A Polícia Militar afirma que foi ao local, com o apoio de um helicóptero, após receber uma denúncia de tráfico de drogas no local, onde haveria cinco individuos, dois deles armados.
Em nota, a corporação informou que os militares deram ordem para que o jovem largasse a arma e "diante da iminente agressão letal, se defenderam com arma de fogo, tendo os disparos atingido o suspeito".
Ainda segundo o comunicado, a arma de fogo usada pelo suspeito com seis munições foi apreendida. Além diso, no hospital, durante atendimento, um enfermeiro teria encontrado no bolso da bermuda que vestia o socorrido, mais cinco munições intactas, informou o texto.
Uma equipe da corregedoria da Polícia Militar acompanhou os trabalhos da perícia da Polícia Civil e deve apurar se houve excesso durante a ação dos militares.
Revoltados, moradores da região fecharam uma das principais ruas do bairro e protestaram contra a morte do adolescente. Segundo eles, Pedro Henrique seria pai em breve.
O corpo do adolescente será velado na noite deste sábado (19) e sepultado na manhã de domingo (21) no Cemitério da Paz, no bairro Caiçara na região nordeste de Belo Horizonte.
Veja a íntegra da nota da PM:
"A Polícia Militar, por intermédio do 5⁰ Batalhão, esclarece que os militares foram empenhados pelo Centro de Operações do 190, para averiguar denúncia de tráfico de drogas, tendo o denunciante esclarecido que no local havia aproximadamente 5 individuos, dois deles armados.
De imediato, os militares conhecendo o local de difícil acesso por possuir uma extensa escadaria e haver realmente informação de tráfico contumaz, planejaram a abordagem, dividindo a equipe para cercar todas a rotas de fuga.
No deslocamento, os militares foram surpreendidos pelo individuo armado, que apontou o revólver para atirar, tendo os policiais verbalizado e determinado que largasse a arma e se rendesse, contudo, o indivíduo não acatou e os militares, diante da iminente agressão letal, se defenderam com arma de fogo, tendo os disparos atingido o suspeito, que foi socorrido de imediato.
Foi arrecadada a arma de fogo usada pelo suspeito com 6 Munições, sendo que no hospital, durante atendimento, o enfermeiro J.M.C.J encontrou no bolso da bermuda que vestia o socorrido, mais cinco munições intactas.
As providências de polícia Judiciária foram adotadas, estando as armas da corporação utilizadas na ocorrência acauteladas para perícia técnica."