Alarme da sirene de barragem dispara e provoca pânico nos moradores de Minas Gerais
Famílias deixaram as casas e o comércio às pressas, temendo um possível desastre; disparo foi acidental
Minas Gerais|Lucas Eugênio, da RECORD Minas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Moradores dos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, na Região Central do Estado, a 165 quilômetros de Belo Horizonte, ficaram em pânico, na tarde desta terça-feira (12), após uma das sirenes da barragem de rejeitos do Sistema Minas-Rio, da mineradora Anglo American, ter sido acionada por três vezes. Apesar do desespero causado, a informação é de que o disparo foi acidental.
Vídeos de moradores compartilhados nas redes sociais mostram as pessoas desesperadas, temendo um possível rompimento da estrutura. Após o disparo da sirene, famílias deixaram as casas e o comércio às pressas.
O pânico causado nos moradores se deve a episódios anteriores. Em janeiro de 2020, a sirene foi acionada e também de forma acidental, causando medo e debandada entre os moradores.
Em nota, a Anglo American confirma que, na tarde desta quinta-feira (12), foi identificado um acionamento acidental em sirenes da barragem do Sistema Minas-Rio, localizadas próximas aos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG).
A empresa reforça que não há situação de emergência ou necessidade de evacuação. A barragem e os diques de contenção do Sistema Minas-Rio permanecem seguros, sem qualquer desvio nos indicadores de estabilidade, acompanhados continuamente por monitoramento geotécnico 24 horas por dia, sete dias por semana.
Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Anglo American acionou as equipes responsáveis para verificação do sistema de sirenes e checagens de rotina. Os órgãos competentes foram comunicados, e as causas do acionamento estão sendo apuradas.
A empresa lamenta o ocorrido e manterá a população e as autoridades informadas por meio dos seus canais oficiais.
Apesar da garantia de segurança, o episódio reacende o debate sobre protocolos de emergência e o impacto psicológico provocado por alerta desse tipo em comunidades que vivem próximas a barragens de rejeitos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















