Alerta para chuvas moderadas a fortes para BH e algumas regiões de Minas Gerais
As defesas Civil municipal e estadual emitiram comunicado para instabilidade neste sábado (17), com raios e ventos fortes, válido até o próximo sábado (24)
Minas Gerais|Andréa Silva, da Record Minas

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de pancadas de chuva neste sábado (17), acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde. O dia começou com céu parcialmente nublado na capital, com temperatura mínima de 17,5°C - a máxima estimada é de 30°C e a umidade relativa do ar ficará em torno de 45% no período da tarde.
Além do alerta para BH, o Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), também fez um comunicado de atenção da população para um período de instabilidade atmosférica e volumes elevados de chuva em diversas regiões do Estado.
A previsão indica que até o próximo sábado (24/1) pode ocorrer a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o segundo registrado neste mês. Segundo o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), a atuação desse sistema favorece chuvas persistentes por vários dias consecutivos, o que aumenta o risco de transtornos, principalmente em áreas urbanas, regiões de encosta e locais próximos a cursos d’água.
Em algumas cidades, os acumulados podem superar os 200 milímetros, volume equivalente à média de chuva esperada para um mês inteiro concentrada em poucos dias.
Alerta amarelo
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), também emitiu aviso de perigo potencial para chuvas intensas em Minas Gerais, iniciado às 8h26 deste sábado (17) e válido até as 9h de domingo (18). A previsão aponta precipitações de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há risco de alagamentos pontuais, queda de galhos e árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
O alerta é para as seguintes regiões:
- Metropolitana de Belo Horizonte
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
- Zona da Mata
- Central Mineira
- Campo das VertentesSul/Sudoeste de Minas
- Oeste de Minas
- Vale do Rio Doce
Cuidados
A Defesa Civil de BH e a Cedec orientam que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A recomendação é manter atenção redobrada e acompanhar os comunicados oficiais ao longo dos próximos dias.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















