Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa suspende venda de tônico capilar desenvolvido na UFMG

Empresa alega que trata-se de problema com o rótulo de apenas um lote que já foi retirado de circulação; produto promete fortalecimento do cabelo

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Produto promete fortalecimento do cabelo
Produto promete fortalecimento do cabelo Produto promete fortalecimento do cabelo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a fabricação e distribuição de um tônico capilar desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Segundo o órgão, o Sanctio Tônico Capilar da Yeva Cosmetiques, produzido pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda, não cumpre sua função de estimular o crescimento do cabelo, contradizendo a frase encontrada no rótulo que afirma “Estimula o crescimento capilar”. A medida foi tomada após a realização de testes laboratoriais com o produto.

O decreto foi assinado na quinta-feira (6), mas só foi divulgado nesta segunda-feira (10). Na decisão, a agência determina, ainda, que a empresa recolha o estoque que está disponível no mercado.

Leia também: PF cumpre mandado de busca em endereços ligados a Aécio Neves

Publicidade

Segundo a Yeva Cosméticos, o questionamento da Anvisa foi em relação à rotulagem do lote em questão. A empresa explica, ainda, que a capacidade de fortalecimento capilar do produto foi comprovada clinicamente.

“O estudo clínico foi realizado no produto e é fruto de pesquisa com voluntários que utilizaram o Sanctio e comprovaram que houve prevenção e redução da queda, manutenção dos fios na fase anágena, enquanto aqueles que receberam o placebo apresentaram queda contínua dos fios”, informou em nota.

Publicidade

Segundo a companhia de cosméticos, as embalagens do tônico foram adequadas e o lote com as caixas erradas foi retirado de circulação.

O produto retirado de circulação já foi mostrado em reportagem da RecordTV Minas, em julho deste ano. Ele foi enviado ao mercado após 30 anos de pesquisas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.