Apagão atingiu 54 cidades e 280 mil pessoas em Minas, aponta Cemig
Consumo atingiu o pico no sudeste, o que provocou ordem do ONS para desligamento
Minas Gerais|Do R7

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) confirmou nesta terça-feira (20) que 280 mil moradores, em 54 municípios mineiros, foram prejudicados pelo apagão que atingiu dez estados brasileiros e o Distrito Federal na tarde de segunda-feira (19).
Houve quedas na Grande BH, Triângulo Mineiro e Vale do Rio Doce.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Por determinação do Operador Nacional do Sistema, a Cemig reduziu a oferta de energia, entre 15h32 e 16h48, para evitar o colapso do sistema. As altas temperaturas elevaram o pico de consumo e a ordem de desligamento foi inevitável para não comprometer a rede, que sofre com a falta de chuvas para produção de energia nas hidrelétricas.
Em nota, o ONS informou que "houve restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste". Com o aumento do consumo, a oferta de energia não acompanhou a demanda e provocou desligamentos em 11 usinas.
Confira a lista divulgada pela Cemig de cidades atingidas:
Aimorés, Alvarenga, Antônio Dias, Belo Horizonte (parcial), Bonfim, Brumadinho, Cachoeira do Campo, Capitão Andrade, Conquista, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Crucilândia, Cuparaque, Delta, Dom Cavati, Engenheiro Caldas, Esmeraldas, Espinosa, Fernandes Tourinho, Galileia, Goiabeira, Gorutuba, Governador Valadares (parcial), Igarapé, Ipatinga (parcial), Itabira, Itacarambi, Itanhomi, Itueta, Jaguaraçu, Jaíba, Japonvar, Jataí, Juatuba, Juvenília, Manga, Mário Campos, Mateus Leme, Matias Cardoso, Miravânia, Pintópolis, Resplendor, Ribeirão das Neves (parcial), Santa Rita do Itueto, São Francisco, São Geraldo do Baixio, São João das Missões, São Joaquim de Bicas, Sobrália, Tarumirim, Tumiritinga, Uberaba (parcial), Varzelândia e Verdelândia.















