Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após 100 dias, Bombeiros irão continuar operação em Brumadinho

Tenente Pedro Aihara informou que operação só terminará quando todos os corpos forem encontrados ou não houver condições biológicas para buscas

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*

Representantes de vários órgãos estiveram na coletiva
Representantes de vários órgãos estiveram na coletiva

O tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, informou nesta sexta-feira (3) que a operação em Brumadinho, na Grande BH, só vai terminar quando todos os corpos forem encontrados ou não houver mais condições biológicas para as buscas. A operação, que começou no dia do rompimento da barragem, em 25 de janeiro, completa 100 dias neste sábado (4)

Ainda segundo o tenente, 235 corpos já foram encontrados, enquanto outros 35 seguem desaparecidos. Nesta sexta-feira (3), 139 militares e quatro cães trabalham em 17 frentes. Outras 95 máquinas auxiliam nas buscas.

Leia também

O coordenador-adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, o major Flávio Santiago, da Polícia Militar e o médico legista Ricardo Moreira Araújo, da Polícia Civil, participaram de uma entrevista coletiva para marcar os 100 dias de buscas e comentaram sobre a atuação de cada órgão. 

A Polícia Civil, responsável pela identificação de restos mortais por meio do IML (Instituto Médico Legal), diz seguir os protocolos da Interpol para identificação dos casos que ainda faltam ser resolvidos.


"A gente está entrando na etapa mais complexa do processo, e mantemos uma média de identificações de vítimas. Existem corpos e segmentos, a força da tragédia levou a uma segmentação muito grande dos corpos, e isso é um fator complicador, mas não vai impedir que os corpos sejam identificados", explicou Araújo. 

A Polícia Militar colabora na retirada de famílias que possam vir a ser atingidas em caso de novos rompimentos de barragem e atua para atender ocorrências relacionadas a outros crimes que possam ocorrer por causa da tragédia. 


"Tivemos ocorrências rotineiras aqui em Brumadinho. Além dos estelionatários, que, juntamente com a Polícia Civil, nós prendemos, houveram algumas prisões pontuais. Continuamos fazendo o patrulhamento e a segurança da cidade, para a depredação, saque ou até mesmo invasão por curiosidade", afirmou o porta-voz da PM, Flávio Santiago. 

A Defesa Civil, tem como missão ajudar moradores que perderam as suas casas e estão desabrigados.


"Hoje, temos 412 laudos de vistoria solicitados e 392 realizados. A partir de agora, para uma pessoa solicitar um laudo, é necessário registrar um boletim de ocorrência, para que não haja nenhum tipo de fraude. Os desabrigados ainda permanecem em hotéis e pousadas da região. São, aproximadamente, 137 pessoas desabrigadas", disse Godinho. 

* Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.