Logo R7.com
RecordPlus

Após 19 anos, Justiça prende condenado por um dos assaltos mais violentos de MG

Valter Cante de Oliveira foi condenado a 97 anos de prisão por um assalto em 2007 que terminou com um militar morto

Minas Gerais|Do R7, com Leandro Wagner, da RECORD Minas

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Valter Cante de Oliveira, de 52 anos, foi preso em Ribeirão das Neves durante cumprimento de mandado.
  • Ele foi condenado a 97 anos de prisão por participação em roubo a banco e pela morte de um policial em 2007.
  • O assalto, um dos mais violentos em Minas Gerais, gerou diversos crimes e manteve reféns, incluindo policiais e um juiz.
  • Valter foi monitorado pela Polícia Militar e localizado após 15 dias; ele não resistiu à prisão.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Militares monitoravam Valter Cante de Oliveira havia cerca de 15 dias; ele não resistiu a prisão Reprodução/RECORD Minas

Um homem de 52 anos foi preso na manhã deste domingo (1º), durante o cumprimento de um mandado de prisão no bairro Quintas São José, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O preso é Valter Cante de Oliveira, condenado por participação em um dos roubos a bancos mais violentos já registrados em Minas Gerais.

Segundo informações da Polícia Militar e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Valter foi um dos integrantes do grupo armado responsável pelo assalto ocorrido em 9 de janeiro de 2007, na Praça São Sebastião, em São Gotardo, no Alto Paranaíba. Na ação, os criminosos roubaram cerca de R$ 800mil das agências bancárias, além de promoverem uma série de crimes durante a fuga.


Segundo a decisão judicial, o grupo efetuou diversos disparos de arma de fogo em via pública, colocou em risco a vida da população, destruiu e danificou 11 viaturas das polícias Militar e Civil, manteve ao menos 15 pessoas reféns e roubou sete veículos para facilitar a fuga.

Durante a ação criminosa, houve confronto com militares da Polícia Militar Rodoviária. A viatura foi metralhada e um disparo de fuzil atingiu o rosto do policial militar Vandec Costa da Silva, que não resistiu aos ferimentos e morreu.


Ainda segundo o TJMG, durante a fuga pela BR-354, nas proximidades do Posto Alpa, os assaltantes libertaram alguns reféns e seguiram em direção a Rio Paranaíba. No trajeto, fizeram outras nove pessoas reféns, entre elas dois delegados de polícia, um juiz de direito e diversos policiais.

Valter Cante de Oliveira foi condenado em 2009 a 97 anos de prisão, sendo 95 anos em regime fechado e um ano e oito meses em regime aberto. No entanto, 17 anos após os crimes, a Justiça expediu um novo mandado de prisão contra o condenado.


Prisão após monitoramento

Militares do Grupo Especializado em Recobrimento (GER), de Contagem, na Grande BH, monitoravam Valter havia cerca de 15 dias. Informações do serviço de inteligência da Polícia Militar indicavam que ele estaria vivendo em Esmeraldas, mas foi localizado em Ribeirão das Neves.

Os policiais entraram no imóvel indicado e cumpriram o mandado judicial. O suspeito não resistiu à prisão e foi encaminhado para a delegacia de plantão, onde ficou à disposição da Justiça.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.