Após briga, MP pede que Galoucura seja banida dos estádios do Brasil
Recomendação foi feita à Federação Mineira de Futebol nesta sexta (4); medida educacional tem duração de seis meses
Minas Gerais|Dara Russo*, do R7

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) recomendou à FMF (Federação Mineira de Futebol) a proibição da entrada da maior torcida organizada do Atlético-MG em estádios nacionais.
A medida foi tomada depois de uma briga entre torcedores, na última terça-feira (1º). A confusão aconteceu no Mineirão, durante o jogo entre Brasil e Paraguai.
O motivo da briga seria a rivalidade entre torcidas do Atlético-MG e do Cruzeiro, uma vez que alguns dos torcedores envolvidos usavam camisas alusivas aos clubes. O grupo trocou socos e também arremessou cadeiras. Um dos quatro detidos se identificou à Polícia Civil como presidente da torcida organizada Galoucura.
O banimento temporário consiste na proibição de uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou nos respectivos entornos nos dias de jogo.
Em nota, o MPMG afirmou que a FMF deve ratificar a resolução e publicá-la no site da entidade e da CBF, “fazendo constar que se trata de resolução das entidades organizadoras dos campeonatos de futebol que tenham a participação do Clube Atlético Mineiro''.
A resolução estipula a proibição da presença da torcida em um raio de 5.000 metros dos estádios, e a punição tem a duração de seis meses. A torcida organizada também está proibida de utilizar suas sedes em dias de jogo do time, sob pena de multa no valor de R$ 50.000,00.
A punição pode ser aprovada ou revogada, e a Galoucura pode apresentar uma resposta no prazo de dez dias. O MPMG tem até 30 dias para apreciar a defesa, e o presidente do Clube Atlético Mineiro também pode apresentar manifestação como interessado. “O MPMG determina a notificação da Polícia Militar de Minas Gerais para auxiliar na fiscalização e no cumprimento das medidas educativas”, conclui a nota.
O que diz a Galoucura
A torcida organizada informou, por meio de suas redes sociais, que cumprirá a orientação de não adentrar os estádios Independência e Mineirão com materiais da torcida como bateria, bandeiras, faixas, e quaisquer outros objetos que façam alusão à torcida, até o dia 3 de agosto de 2022.
“Continuaremos apoiando o Clube Atlético Mineiro em todas as competições e dentro do que nos é permitido, representando a entidade sempre. Orientamos todos os nossos membros a que sigam as orientações determinadas, para que o quanto antes possamos estar novamente nos estádios, da forma como deve ser. Paramentados, balançando nossas bandeiras e cantando alto pelo Galo”, declarou a Galoucura.
*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes














