Após sete meses de obras, Copasa inicia captação de água no rio Paraopeba
Medida garantirá maior volume de água destinada ao abastecimento da população na Grande BH
Minas Gerais|Do R7
Após sete meses de obras, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) iniciou nesta segunda-feira (21) captação de água no rio Paraopeba, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A medida garantirá que o abastecimento da população na Grande BH não seja afetado durante a crise hídrica que atinge a região desde o ano passado.
Segundo a empresa, o novo sistema poderá captar 5.000 litros de água por segundo do rio Paraopeba, que se integra aos demais sistemas de abastecimento da Grande BH.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
No total, foram investidos R$ 128,4 milhões na obra, realizada por meio de um aditivo do contrato já existente entre Copasa e Odebrecht Ambiental, em uma parceria público-privada, para a construção do sistema de captação.
Durante a execução da obra, a empresa precisou suspender o fornecimento de água por alguns dias em bairros da capital e de cidades da região metropolitana. A medida foi necessária para realizar a interligação do novo sistema aos demais.
Situação dos reservatórios
Os três reservatórios que compõem o sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da população da Grande BH, estão operando com 22,5% de sua capacidade nesta terça-feira (21). Devido à crise hídrica, o volume total dos reservatórios atingiu o pior nível da história este ano, chegando a operar com apenas 20%.