Aprendizagem cai entre alunos da rede pública de MG, indica pesquisa
Estudo compara dados colhidos nas escolas em 2019 e em 2021, ou seja, antes e após o surgimento da pandemia de Covid-19
Minas Gerais|Rayllan Oliveira, da Record TV Minas, com Maria Luiza Reis*, do R7
Levantamento aponta redução no desempenho dos alunos da rede estadual de Minas Gerais entre 2019 e 2021, segundo ano da pandemia de Covid-19.
A pesquisa foi feita entre novembro e dezembro de 2021 pelo Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).
A avaliação é aplicada por uma equipe externa ao Estado e visa verificar o nível de aprendizagem dos estudantes quando cada etapa de ensino é concluída. Participam os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das redes estadual e municipais. Os estudantes são avaliados por testes de Língua Portuguesa e Matemática. É levada como referência a escala do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
De acordo com os resultados do PROEB, os alunos do 3º do ensino médio tiveram uma perda de 9,8 pontos em matemática e 4,5 pontos em português. Os estudantes do 5º ano tiveram uma perda de 11 pontos na disciplina de matemática e 7,4 em português. Já os alunos do 9º ano tiveram um aumento de 0,6 ponto no ensino de português e uma perda de 4,2 e matemática.
Para a Secretaria de Educação de Minas Gerais, a piora no nível de aprendizado foi menor do que era esperado. Isso, porque um estudo realizado pelo Insper e pelo Instituto Unibanco, publicado em junho de 2021, apontava uma estimativa de perda de aprendizagem dos estudantes concluintes do ensino médio em 2021 em 20 pontos em matemática e 16 pontos em português. Considerando essas estimativas, Minas Gerais registrou perdas inferiores às previstas.
Medidas para reforço de aprendizagem
A SEE (Secretaria de Estado de Educação) esclareceu que desde os anos de 2020 e 2021, quando foi implementado o Regime de Estudo Não Presencial a todos os estudantes da rede, o estado vem implementando ações para tentar reduzir os danos causados durante a pandemia. As buscas ativas recuperaram 44 mil alunos que estavam próximos de abandonarem à escola. Mais de 88 mil estudantes participaram das turmas de Reforço Escolar fornecidas pelo estado em 2021.
Com a volta do ensino presencial, a secretaria vai implementar avaliações de caráter diagnóstico e formativo em todas as escolas com o objetivo de ter maior acompanhamento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano. Serão realizados testes para os alunos matriculados entre o 2º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. Após as avalições, os alunos recebem um plano personalizado de estudos com indicação de conteúdos digitais.
Além disso, a Secretaria acompanha de forma mais próxima 422 unidades que ofertam o Ensino Médio e apresentam baixo desempenho escolar e baixo indicador de fluxo, informou o governo.