Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atingidos por barragem de Mariana protestam na Fundação Renova

Cerca de 120 pessoas reivindicam o cadastro de mais de 400 famílias de garimpeiros e pescadores que não foram incluídas na lista de indenizações

Minas Gerais|Matheus Oliveira, da Record TV Minas*

Manifestação aconteceu nesta terça-feira (4)
Manifestação aconteceu nesta terça-feira (4) Manifestação aconteceu nesta terça-feira (4)

Uma manifestação marcou a manhã desta terça-feira (4) em Mariana, na região central de Minas Gerais, a 93 km de Belo Horizonte. Os manifestantes ocuparam a sede da Fundação Renova, criada para reparar os danos do rompimento da barragem de Fundão, controlada pela mineradora Samarco. Dezenove pessoas morreram na tragédia, que ocorreu em 5 de novembro de 2015.

Cerca de 120 pessoas reivindicam o cadastro de mais de 400 famílias de garimpeiros e pescadores que não foram incluídas na lista de indenizações. Eles também solicitam o reassentamento de pessoas afetadas pelo rompimento da barragem e questionam o fato de o presidente da Renova, Roberto Waack, estar sendo investigado por prática de graves danos ambientais à floresta amazônica.

Em nota, a Renova informou que considera legítima a manifestação. Confira a nota completa:

"A Fundação Renova reuniu-se ontem, 3 de junho, com representantes dos atingidos de Mariana, Acaiaca e Barra Longa, no escritório da Igreja São Pedro (Mariana), quando foi apresentada uma pauta com demandas da comunidade. Apesar da disposição da Fundação de acolher, debater e oferecer esclarecimentos sobre as solicitações, não foi possível avançar nas negociações. Um grupo de atingidos decidiu permanecer no escritório como forma de protesto.

Publicidade

A Fundação Renova considera legítima a manifestação popular, coletiva ou individual, e reafirma que possui a escuta, o diálogo e a participação social como práticas norteadoras de suas ações. A equipe de Diálogo conta hoje com mais de 90 profissionais dedicados à execução das atividades. Até o momento, foram realizadas 3.500 reuniões com a comunidade em todo o território, contabilizando cerca de 97,5 mil presenças.

A Fundação Renova disponibiliza canais permanentes de comunicação e interação com a sociedade por meio de espaços fixos, virtuais e central 0800 e trabalha para assegurar que as respostas sejam dadas no prazo estabelecido."

* Estagiário, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.