Atuação de ciclone extratropical mantém instabilidade em BH e demais regiões de Minas Gerais neste domingo (1º/2)
Os municípios mineiros seguem em alerta para temporais, acompanhados de rajadas de vento e trovoadas
Minas Gerais|Andréa Silva, da Record Minas
A atuação de um ciclone extratropical na Região Sudeste mantém áreas de instabilidade em Belo Horizonte e demais regiões de Minas Gerais neste domingo (1º de fevereiro). As condições climáticas favorecem a ocorrência de chuvas contínuas e pancadas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. A Defesa Civil Estadual e a de BH orientam a população a redobrar a atenção.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas pancadas de chuva de 20 a 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm em 24 horas, além de ventos entre 40 e 60 km/h. As temperaturas no estado seguem estáveis, com máxima de até 35 °C; a mínima registrada foi de 12 °C.
Previsão para BH
O domingo na capital, neste 1º de fevereiro, é de céu nublado a encoberto, com chuvas a qualquer hora, rajadas ocasionais de vento e possibilidade de raios isolados a partir da tarde. A temperatura mínima registrada foi de 17,3 °C, com máxima estimada em 29 °C, e umidade relativa do ar em torno de 50% no período da tarde.
A Defesa Civil alerta para chuvas fortes e acumulado significativo. Estão previstas pancadas de chuva de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h de segunda-feira (2), com risco de alagamentos, quedas de galhos e árvores. A recomendação é evitar áreas de inundação e não trafegar por vias alagadas.
Com as chuvas persistentes, nove das dez regionais da cidade estão sob alerta de risco geológico. A população deve ficar atenta também a sinais de deslizamentos.
Volume de chuva
Dados do Inmet mostram que a estação do Santo Agostinho, referência para a capital, registrou 370,9 mm de chuva entre 1º e 30 de janeiro. Esse volume representa 12,09%

da média histórica do mês, que é de 330,9 mm.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














