Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Aumento exponencial da covid-19 em MG está no início, avalia governo

Relatório da Secretaria de Saúde mostra que o Estado não está conseguindo mais frear o crescimento do número de infectados pelo coronavírus

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Governo prevê crescimento no interior
Governo prevê crescimento no interior

Considerado um dos Estados com menor número de casos de covid-19 do Brasil, Minas Gerais deve ver o nível de contaminações crescer nas próximas semanas. Um relatório do Governo Estadual, divulgado nesta quarta-feira (3), avalia que um crescimento exponencial está começando na região.

“Supõem-se que MG está no início do aumento exponencial no número de casos – desta forma, sugere-se que o incremento de novos casos seja acompanhado diariamente e sejam intensificadas as orientações de prevenção”, destacou a equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde) no documento de 33 páginas.

O boletim descreve o comportamento da pandemia no Estado. Uma das constatações indicadas é que as projeções de Minas são mais animadoras que a média nacional, no entanto, o texto pede alerta do poder público.

Após conseguir reduzir o número de casos esperados e atrasar o pico da doença em seis projeções realizadas desde o início da pandemia, o Estado admite que não está conseguindo mais segurar o crescimento da doença.


“Ao comparar as estimativas de casos novos realizadas nos dias 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05 e 27/05, percebe-se que o deslocamento da curva está se tornando sutil, ou seja, não estamos conseguindo achatar a curva de novos casos”, indica o relatório.

Segundo o Governo, a previsão é que Minas passe pelo pico da pandeia no fim de julho, com aproximadamente 2.047 pessoas recebendo diagnóstico positivo no mesmo dia. A expectativa é que entre 1.037 e 1.573 moradores precisem ser internados em UTIs (unidades de tratamento intensivo) próximo à data.


Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afimou que as equipes do Estado trabalham para conseguir garantir assistência médica a todas as pessoas que demandarem internação, mas destacou que a população precisa manter as ações de isolamento para não haver sobrecarga do sistema de saúde. Segundo o representante do Governo, as áreas mais afetadas são monitoradas de perto.

- Nós temos uma equipe de resposta rápida que vai até essas regiões em caso de necessidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.