Avanço da covid deixa profissionais de saúde em alerta em BH
Técnica de enfermagem relata dificuldade de atendimento na UPA Barreiro, neste fim de semana, com a demanda maior que a capacidade
Minas Gerais|Luiz Casoni, da Record TV Minas
O aumento de casos de covid-19 em Belo Horizonte tem deixado profissionais da saúde em alerta. Funcionários da UPA (unidade de pronto atendimento) Barreiro relataram que seis pacientes com sintomas graves ficaram sem atendimento e tiveram que esperar por transferência, neste fim de semana.
O local possui dois respiradores e os aparelhos já estavam sendo usados por outros internados com sintomas da covid-19. Uma técnica de enfermagem que prefere não ser identificada classificou como “caótica” a situação na unidade.
Carla Aninciatta de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Saúde de BH, explica que devido à demanda e o número de casos o serviço ficou sobrecarregado. Segundo os relatos da equipe que trabalha no local, a situação só foi normalizada quase nove horas depois, quando vagas de UTI (unidade de tratamento intensivo) foram encontradas em outros hospitais.
— O que aconteceu é que tinha mais ou menos oito pessoas, duas no respirador, quatro necessitando de intubação, duas necessitando de vaga na UTI e o serviço ficou sobrecarregado.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva está em 87%. Sobre a situação registrada na UPA Barreiro, a Secretaria de Saúde disse que já enviou dois respiradores para a unidade e confirmou que dois dos pacientes foram transferidos.
Por fim, a prefeitura destacou que novos respiradores e vagas estão sendo providenciados para o sistema público e que o contexto do avanço da pandemia foi fundamental para a prefeitura decidir suspender a reabertura do comércio na última semana.
Veja imagens: