Logo R7.com
RecordPlus

Avenida Carlos Luz terá mais faixas exclusivas para ônibus a partir desta quarta-feira

Agora, a via conta com faixa dedicada ao transporte coletivo em toda sua extensão

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Regras começam a valer nesta quarta-feira
Regras começam a valer nesta quarta-feira

O motorista que passa pela avenida Carlos Luz, na região noroeste de Belo Horizonte, deve ficar atento. A partir desta quarta-feira (12), a BHTrans termina de implantar as faixas exclusivas para ônibus no corredor.

Nessa fase, será regulamentado o trecho entre as avenidas Pedro 2º e Américo Vespúcio, à direita das vias, uma em cada sentido de direção. A avenida, que possui três faixas por sentido, passa a ter uma faixa dedicada ao tráfego do transporte coletivo, em toda sua extensão, de 6,6 km, entre a Pedro 2º e o Mineirão.


Leia mais notícias no R7 MG

Para garantir a implantação das faixas exclusivas do Corredor Carlos Luz será proibido o estacionamento em toda extensão da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e nos sábados, das 6h às 14h. No domingo, o estacionamento será liberado. Os veículos de passeio e de carga poderão estacionar nas vias transversais à avenida Carlos Luz, onde serão implantadas 45 vagas de estacionamento rotativo. Nas vias transversais à Avenida Carlos Luz serão criadas vagas para o estacionamento de motocicletas.


Proibições

A partir desta quarta, veículos de passeio, caminhões e motos só podem trafegar na faixa exclusiva para ônibus para realizar conversões e acessar garagens, percorrendo apenas um quarteirão. Nas faixas exclusivas, os veículos poderão virar à direita, nos locais determinados pela sinalização, mas o acesso deve ser realizado somente nos trechos pintados com linha tracejada (pintura branca).


Conforme a BHTrans, é proibida a entrada na faixa exclusiva para ônibus nos trechos pintados com uma linha contínua (pintura branca). Os táxis devem seguir as mesmas regras dos veículos de passeio. O trecho vai contar com detectores de invasão de faixa em breve.

As faixas exclusivas privilegiam a circulação do transporte coletivo, criando condições de estímulo ao uso desse meio de transporte. Enquanto o ônibus transporta em torno de 60 pessoas, um carro leva em média 1,5. Por isso, o transporte coletivo está sendo priorizado em relação ao individual em Belo Horizonte e em grandes centros urbanos do mundo. Além disso, as faixas proporcionam melhorias na operação do embarque e desembarque dos passageiros e diminuição do tempo de viagem.

O Corredor da avenida Carlos Luz conta com 22 pontos de ônibus e recebe, por dia, 123 mil passageiros. Diariamente, 45 mil veículos transitam pelo local.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.